Na reunião de 25 de maio de 2018, os presentes na reunião do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade iniciaram a discussão do capítulo segundo (páginas 84-98) da obra A Ética é Possível num Mundo de Consumidores? de Zygmunt Bauman.
O capítulo segundo trata do que Bauman chama de assassinato categórico. Para expor o seu ponto de vista, o autor parte da abordagem em torno do holocausto que, segundo ele, constitui acontecimento novo na história da humanidade. Embora tenham havido muitos conflitos que tenham produzido número incalculável de vítimas, o holocausto tem como peculiaridade a redução de toda uma categoria de pessoas à situação de "unwertes leben" (vida não digna de ser vivida).
Em continuidade ao primeiro capítulo, em que afirma a sustentação da ética nas relações diáticas, a abordagem em torno do assassinato categórico pode ser colocada em analogia com o "terceiro" emergido com a sociedade contemporânea. O "terceiro" está para o indivíduo assim como os alvos do assassinato categórico estão para as coletividades.
O outro, ao que tudo indica, tornou-se "unwertes leben" em grande parte das relações humanas.
Prof. Dr. Joel Haroldo Baade
O capítulo segundo trata do que Bauman chama de assassinato categórico. Para expor o seu ponto de vista, o autor parte da abordagem em torno do holocausto que, segundo ele, constitui acontecimento novo na história da humanidade. Embora tenham havido muitos conflitos que tenham produzido número incalculável de vítimas, o holocausto tem como peculiaridade a redução de toda uma categoria de pessoas à situação de "unwertes leben" (vida não digna de ser vivida).
Em continuidade ao primeiro capítulo, em que afirma a sustentação da ética nas relações diáticas, a abordagem em torno do assassinato categórico pode ser colocada em analogia com o "terceiro" emergido com a sociedade contemporânea. O "terceiro" está para o indivíduo assim como os alvos do assassinato categórico estão para as coletividades.
O outro, ao que tudo indica, tornou-se "unwertes leben" em grande parte das relações humanas.
Prof. Dr. Joel Haroldo Baade
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